Testemunho

Aqui fica a transcrição de um texto publicado no site da Plataforma e-Learning da DGIDC, da autoria de duas professoras da Escola de Santa Iria, em Tomar:

«Colegas,
Queremos partilhar convosco a excelente sexta-feira que tivemos na companhia das escritoras Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela.
De manhã, estas estiveram nas nossas escolas de 1º Ciclo. Os mais novos gostaram tanto que conseguiram convencer os pais e acompanhá-los para as ouvir de novo, ao serão, no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, numa leitura para adultos com Histórias para Contar Consigo.
À tarde, na BE/CRE da Escola Sede foi a vez de Rita Vilela encantar os cerca de cem alunos de 8º ano. A entrevista parecia não acabar… Estes deixaram-se transportar para o mundo da fantasia, da imaginação. Viajaram pelas Sete Cores de Oníris, Pelo Grande Desafio e já queriam saber mais sobre o terceiro volume que saiu agora… Conheceram Génios do Mundo… Rita contou, encantou e conseguiu chegar junto destes jovens e despertar-lhe o gosto pela leitura e, certamente, pela escrita.
Temos falado tanto de competências. Haverá alguma forma mais eficaz de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita do que manusear os livros, contactar com as escritoras, partilhar emoções vividas aquando da leitura de determinados livros?
Está na altura de começarmos a exigir mais tempo para a nossa língua. Precisamos destas experiências, destes trabalhos manuais. Será que não experimentamos mais que as Ciências, a Biologia ou as Ciências Físico-Químicas? Não será mais perigoso aprisionar esta criatividade, esta fantasia, esta imaginação de milhões de jovens que temos todos os dias ao pé de nós e que temos o privilégio de formar?
Graça e Ivone»


Obrigada, Graça e Ivone, por este feedback. Foi fantástico ir a Tomar :)
Para saber mais sobre esta nossa visita à terra dos Templários, espereite o blog de Oníris, o dos meus livros infantis e o das histórias para contar consigo.

Sem comentários: