Nasceu um conto...

No dia 27 de Junho, das 11:00 às 13:00 desenvolvi, em conjunto com a Dora Batalim, uma oficina de escrita criativa para pais e filhos no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian
.
A história criada pelos participantes como trabalho final foi esta:
.
A Sopa

Panela – Sou a mais importante! Sem mim, não há sopa. É sempre preciso uma panela, toda a gente sabe disso.
Fogão – Bem, bem... eu aqueço, eu cozinho e tenho uns grandes e muito bonitos botões amarelos. Sem mim, ó panela, é que não há sopa nenhuma – diz o fogão.
Legumes – Somos muito coloridos e vitaminados, nós os legumes. Somos os heróis absolutos, tornamos as pessoas saudáveis.
Faca – E então a faca? Se fosse tudo inteiro e com casca para dentro da panela, ninguém queria comer sopa. Ficava um horror.
Tábua – Isto é tudo um grande disparate – atalha a tábua de corte. – Eu concordo absolutamente com a faca. Nós as duas somos as mais importantes. Sem fogão e sem panela também se faz um bela sopinha fria.
Tampa – Blá, blá, blá... é sempre a mesma coisa e os mesmos sermões, chiça! Se me salta a tampa, ainda vos bato. Já vos disse mil vezes que sou imprescindível: sem tampa nada se aguenta muito tempo na panela, tudo se evapora.
Água – Se te salta a tampa... olha, olha... que tampa histérica! Vou já chamar a cozinheira. Ela desliga o fogão, arruma a cozinha e tu não serves para nada, sua inútil. Eu sim, sou a melhor: onde é que já se viu uma sopa feita sem água?
Sal – Então e eu? Já ouviram falar de sopa que não leva sal? Fica horrível!
Garfo – Eu sirvo para espetar os legumes, é preciso ver se estão cozidos. Não se esqueçam de mim – exclamou o garfo.
Colher – Sou eu que sirvo a sopa! Ninguém a come com um garfo; é preciso uma colher, pois claro.
Boca – Caluda, todos e já! Façam a sopa de uma vez por todos que eu quero comer – diz a boca, esfomeada.
Uma voz ( baixinho ) – Ok, mas desculpem lá... eu sou o mais importante de todos.

Autoria do texto: Cláudia Castro, Eva Fisahn, Francisco Antunes, Joana Coelho, João Antunes, Laura Lemos, Manuela Fernandes, Rita Vieira, Violeta.
Parabéns a todos pelo resultado final.
Brevemente colocarei aqui uma fotografia

Sem comentários: